Sefras segue com 150 vagas de pernoite para população em situação de rua em São Paulo

Sefras segue com 150 vagas de pernoite para população em situação de rua em São Paulo

Até o final do inverno, organização franciscana mantém 100 vagas masculinas de acolhimento no Chá do Padre e 50 vagas na Casa Franciscana

Por Redação 05/07/2023 - 10:00 hs

Com a chegada oficial do inverno, a capital paulista tem enfrentado dias cada vez mais gelados e a expectativa é que nesta terça-feira os termômetros registrem 9ºC. Diante disso, aumenta a demanda por vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, um dos principais públicos do Sefras - Ação Social Franciscana, que está com 100 vagas masculinas de pernoite no Chá do Padre (no Centro) e outras 50 na Casa Franciscana (na Liberdade). Até o último dia 30 de junho, foram contabilizadas 9.978 pernoites nos dois locais.

A pernoite tem início às 19h e o despertar acontece entre 06h e 06h30, em função das atividades diárias. Além do espaço preparado com camas e cobertores, quem utiliza os serviços recebe o jantar e café da manhã. No Chá do Padre há ainda espaço para banho. “Com exceção da terça, cuja mínima prevista é de 9ºC, nesta semana a expectativa é de que a temperatura siga em baixa, oscilando entre 10º e 12ºC. Nosso objetivo com o pernoite é amenizar os efeitos do frio para quem vive em situação de rua, que já passa de 50 mil pessoas em nossa cidade. Nosso papel, enquanto organização humanitária, é assegurar minimamente um lugar em condições favoráveis para uma noite mais aquecida para eles”, pontua o Frei José Francisco, diretor presidente da instituição.

O acolhimento no Chá do Padre (localizado na Rua Riachuelo, 268, no Centro) funciona de segunda à segunda, das 19h às 06h. Também com vagas diárias, na Casa Franciscana (localizada na Rua Otto de Alencar, 270, na Liberdade), a saída é mais tarde, às 06h30. “É muito importante reforçar que os horários indicados como encerramento referem-se ao despertar nas unidades, momento em que os acolhidos se preparam para o café da manhã e nossa equipe recolhe as camas do salão para a rotina do dia. Como sempre, eles são convidados a permanecerem no serviço, que funciona no modelo porta aberta”, explica o Frei.

Zelando pelo bem-estar de seus atendidos e reiterando o seu compromisso de acolher, cuidar e defender os mais vulneráveis, o Sefras abriu o espaço do Chá do Padre para pernoite no dia 20 de abril, quando os termômetros já oscilavam com as mínimas próximas dos 13ºC. A medida foi estabelecida pela gestão franciscana dez dias antes do início oficial da Operação Baixas Temperaturas (OBT).

Como conseguir uma vaga?
Popularmente conhecido como Chá do Padre, o Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua funciona, atualmente, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). O acesso às vagas pode ocorrer de forma direta (com a pessoa deixando o nome no serviço), via encaminhamento pelo SEAS (Serviço de Abordagem Social) ou pelas Tendas montadas pela Prefeitura durante a Operação Baixas Temperaturas (OBT). Com atendimentos sociais, socioeducativos e de direitos básicos, somente em 2022, o Chá do Padre ofereceu 15.569 acolhimentos de pernoite ao longo de seis meses. No mesmo período, a Casa Franciscana atendeu 7.898 pessoas com as vagas. Para 2023, a expectativa é de que o número de atendidos seja cerca de 15% superior em função da programação antecipada.

Campanha de Inverno
Guiados pelos valores franciscanos de acolher, cuidar e defender, o Sefras iniciou a campanha “Compartilhe Amor, Doe Calor” para arrecadar doações para o período de inverno. Para ajudar a aquecer a população de rua, as pessoas podem fazer uma doação de qualquer valor. Com pouco mais de R3, já é possível alimentar uma PSR. Para além dos valores em dinheiro, o Sefras também recebe alimentos, produtos de higiene, agasalhos e cobertores na sede do Chá do Padre.


Sobre o SEFRAS - Ação Social Franciscana: O SEFRAS é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase. Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atende mais de 4 mil pessoas todos os dias no Brasil. Seus serviços diários promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.